top of page

Artigos e Orientações

As informações que você encontra neste site têm a unica função de introduzí-lo em algum tema médico de seu interesse, não substituindo de qualquer modo ou forma a consulta com um médico, que é quem pode esclarecer definitivamente qualquer dúvida que você tenha.

PÉS CHATOS OU PÉS PLANOS

 

Orientações da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica

O pé chato é um dos motivos que mais levam pais a consultórios ortopédicos. A prática do uso de palmilhas e botinhas incutiu na sociedade uma preocupação extrema com a conformação do pé da criança.

LESÕES POR ESFORÇO REPETITIVO

Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R.) não é propriamente uma doença. É uma síndrome constituída por um grupo de doenças que afetam músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente e sobrecarregam o sistema musculoesquelético (tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do Manguito Rotador do Ombro).

DORES DO CRESCIMENTO

Aproximadamente 25% das crianças que procuram o reumatologista ou o ortopedista pediátrico têm dores nas pernas, quando essas dores não estão relacionadas a trauma, em uma criança absolutamente normal, saudável e ativa, com episódios repetitivos elas muitas vezes podem ser as chamadas “dores do crescimento”. 

FRATURAS EM CRIANÇAS

 

Orientações da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica

 

As fraturas têm seu tratamento, resultados e prognóstico relacionados a fatores como idade da vítima, gravidade, tipo e localização do trauma, treinamento do ortopedista e até características individuais da criança ferida.
Essas diferenças determinam algumas características vantajosas para a criança:

TRANSPORTE SEGURO DE CRIANÇAS

 

Orientações da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica

 

Criança, só no banco de trás e com cinto!
Para proteger seu filho no trânsito, os ortopedistas recomendam:


 

ATIVIDADE FISICA INFANTIL

 

Orientações da Sociedade Brasileira de Pediatia

 

Ser fisicamente ativo  todos os dias é importante para  a promoção da saúde integral de crianças e adolescentes. É fundamental que  as atividades sejam prazerosas e adequadas ao estado individual de  crescimento e desenvolvimento da criança/adolescente.
 

bottom of page